sábado, 31 de janeiro de 2015

Conceito observação -Piracicaba 30-01-2015 aula André Studio canvas

  1. Observação é absorver informação.

Proposta da aula



  • definição de foco ?
  • definição de formar?

dificuldade: parece fácil definição mais não é ! 



segundo http://michaelis.uol.com.br/

foco1
fo.co1
sm (lat focuFís Ponto para onde convergem os raios da luz, depois de refratados em uma lente ou refletidos em um espelho. 2 Fonte de luz. 3 Ponto de onde irradiam ou saem emanações ou quaisquer substâncias. 4 Ponto de onde saem os raios vetores para certas curvas. 5 Sede. 6 Centro, ponto de convergência. 7 Ponto de reunião. Med Sede principal de qualquer doença; lugar onde se forma o pus. F. anterior: diz-se do foco que se encontra do mesmo lado dos focos luminosos incidentes. F. de infecção: a) local em que vivem aglomeradas muitas pessoas; b) lugar de onde se exala mau cheiro; c) causa de infecção. F. real: ponto em que se forma a imagem real. F. virtual:ponto em que se formam as imagens virtuais. Estar em foco: estar em evidência.

forma1
for.ma1
(ó) (lat forma1 Figura ou aspecto exterior dos corpos materiais. 2 Modo sob o qual uma coisa existe ou se manifesta3 Constituição, modo particular de ser. 4Modelo, norma. 5 Talhe ou feição da letra. 6 Modo, maneira. 7 Alinhamento de tropas; formatura. Gram Aspecto sob o qual se apresenta um termo ou um enunciado. 9 Caráter de estilo em composição literária, musical ou plástica. 10Sociol Termo que se refere, em Antropologia Social, a todos os aspectos de um complexo cultural, cujas expressões podem ser observadas e transmitidas de uma sociedade a outra. 11 Bot Categoria taxionômica abaixo de variedade, consistindo em indivíduos que diferem dos das formas relacionadas em um ou muito poucos caracteres. 12 Zool Grupo distinguível de organismos (usado para evitar implicações taxionômicas): Formas primitivasFormas superiores. 13Reg (Centro e Sul) Hábito de tropa mansa de animais, em comitiva, adquirido por tradição; formatura. F. normal, Inform: método de estruturação da informação, em bases de dados, para evitar redundância e melhorar a eficiência do armazenamento. F. indiretas: formas oblíquas. F. oblíquas: flexões verbais derivadas de raízes. Fsimples, Miner: as determinadas por identidade de faces. Debaixo de forma: alinhado, sob comando. De outra forma: ao contrário. Em forma: a) nos devidos termos; b) em boas condições de saúde e treino (atleta). Entrar em forma, Mil: alinhar-se.


exercício proposto

DESENHAR MONSTROS SEM BOCA E OLHOS, DEMONSTRAR NESTE DESENHO ... 





sábado, 17 de janeiro de 2015

Plano de estudo Piracicaba 17/01/2015 aula com prof André Studio canvas

Indicação de livro:

Título "O erro de descartes"

O Erro de Descartes, Emoção, Razão e Cérebro humano é um livro de 1994 pelo neurologista António Damásio. O livro lida com a teoria do dualismo mente/corpo proposto por René Descartes, retratando com detalhes neuroanatómicos o modo de funcionamento da mente. O erro de Descartes, segundo Damásio, terá sido a não apreciação de que o cérebro não foi apenas criado por cima do corpo, mas também a partir dele e junto com ele.

diferenciar

Racional

adj m+f (lat rationale1 Que tem a faculdade de raciocinar. 2 Que só se concebe pela razão. 3 Conforme à razão; razoável, lógico. 4 De fácil apreensão pela inteligência. 5 Conforme ao raciocínio ou fundado sobre este (opõe-se aempírico). sm 1 O ser pensante; o homem (por oposição a irracional). 2Aquilo que é de razão. 3 Quadrado de estofo precioso ornado de doze pedras finas, em cada uma das quais está gravado o nome de uma das tribos de Israel, e que o sumo-sacerdote dos judeus põe sobre o peito quando se reveste dos paramentos sacerdotais; peitoral. 4 Manual dos ofícios divinos que contém as razões históricas e místicas da liturgia.


Emocional
adj m+f (emoção+al31 Relativo a emoção. 2 Que tem ou revela emoção; emotivo. 3 Emocionante. sm 1 Emotivo. 2 Aspecto subjetivo que certos fatos ou ideias possuem, capaz de provocar emoção.


 Intuição 


sf (lat intuitione1 Conhecimento imediato e claro, sem recorrer ao raciocínio.2 Pressentimento. Teol Visão beatífica. Filos Conhecimento claro, direto, imediato e espontâneo da verdade. 5 Sexto sentido que, segundo o ocultismo, se acha em processo de desenvolvimento no homem e que lhe permitiria ver sem olhos, ouvir sem ouvidos etc.




Sugestão para Estudo

1.Observação- apreender observar olhar textura, volume , sombra entre outros.

2.perspectiva- distancia de um objeto ao outro observar profundidade.

3.função da luz e da sombra- volume.

4.anatomia- mecânica dos seres vivos.

5.composição- compor desenho de uma forma agradável ou manifestar uma reação desejada no observador.

6.cor 


quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Um pouco mais sobre a Roda Cor

ref http://terrymiura.blogspot.com.br/

Um pouco mais sobre a Roda Cor



Parece que há um pouco de confusão sobre a coisa roda de cores no post anterior. Eu tinha um par de perguntas me perguntando sobre a relação entre chroma e valor. Eu disse que, na roda de cores que apresentei, em cada fatia do bolo, as mudanças de croma (torna-se mais cinza), mas o valor permanece o mesmo que nós viajamos em direção ao centro.

Às vezes, nossos olhos são levados a ver menor chroma como valor mais baixo (ou superior), quando eles são realmente a mesma coisa. Eu realmente não posso te dizer o que a razão científica por trás que é. Tenho notado uma tendência para confundir mais leve (valor) com a mais brilhante (chroma). Mas confundir a terminologia é uma coisa, para realmente perceber uma cor tão clara ou mais escura do que é algo que todos nós experimentamos em um grau ou outro. 

Fechar os Olhos é sempre uma boa maneira de simplificar o que você está vendo -, limitando a quantidade de luz que o olho recebe, você limita a quantidade de informações, bem como, e vemos apenas a imagem simplificada. Se você estivesse a olhar de soslaio na minha roda de cor, eu acho que você pode ver que os valores não mudam dentro de qualquer fatia do bolo.

... Isto é, dentro da razão. Não tenho a pretensão minha torta é perfeito, mas as aberrações são (devem ser) dentro de alguns pontos percentuais, no máximo.

Abaixo está um bom exemplo - eu me converti a roda de cores em tons de cinza no Photoshop para eliminar informações matiz. Tudo o que vemos agora é o valor. Veja o que eu quero dizer?



Eu fiz o mesmo com um par de rodas de cor que eu encontrei online. Aqui está uma em que as cores se mover em direção negro como ele se move em direção ao centro.



E outra, na qual a cor move-se para branco à medida que se move para o centro. Tem um buraco no meio, mas você pode ver o que eu quero dizer. 




Em todos os três exemplos, tudo que fiz foi converter o arquivo de cores para tons de cinza. Há uma enorme diferença no que a informação é apresentada, não é? Eu realmente não encontrar o segundo e terceiro rodas de cor útil. Refiro-me ao segundo mostra o que acontece com uma tonalidade pura se você misturá-lo com preto, eo terceiro mostra o que acontece quando você misturá-lo com o branco. Isso realmente não é informação útil para um pintor. Eu não quero saber o que acontece ao vermelho se eu misturá-lo com preto ou branco. O que eu quero é ser capaz de mostrar como chroma afeta a cor. Eu quero mostrar esse valor e chroma são duas funções diferentes.
Que a mudança do chroma de uma cor não muda o seu valor. (Mudar o valor de uma cornão afeta sua chroma. Chew nessa! insinuar-o segundo eo terceiro roda cor mostra-nos esse fato)


Enfim, espero que estes exemplos esclarecer a confusão sobre chroma e valor. Lembre-se de apertar os olhos!


Sistemas de cor - o centro da torta

Sistemas de cor - o centro da torta


traduzida 

ref   http://terrymiura.blogspot.com.br/




Outro dia útil , 9 x 12 polegadas, óleo sobre linho

Feliz Ano Novo! Espero que tenha tido um ótimo feriado ~ Ficamos casa este ano e passou um bom, em ritmo lento Natal e Ano Novo com bons amigos. Muito relaxante, o que foi bom, mas tão relaxante que eu não trabalhar em conjunto para duas semanas.(Surpresa!)

Mas é agora o novo ano, e eu estou começando a ficar meus pincéis na engrenagem. Na verdade, eu queria fazer este post mais cedo, mas eu não podia. Você vê, eu precisava de uma roda de cores como um auxílio visual, e eu fiz uma pesquisa no Google, mas para minha surpresa não encontrar o tipo que eu estava procurando. Eu achei uma surpreendente variedade de rodas de cor, mas muitos foram simplesmente inútil, e alguns eram muito confuso. Não é de admirar os alunos ficam confusos ao aprender sobre a teoria da cor de base.

De qualquer forma, uma vez que eu não poderia encontrar o que eu precisava, eu fiz um.É por isso que este post é tarde! Mas de qualquer maneira, minha roda de cor tem 12 fatias de bolo. É a sua roda YORVBG típico com a in-betweeners como amarelo-alaranjado e azul-violeta representado como fatias bem. Agora que eu olhar para ele, ele ainda precisa de refino, mas acho que essa é a idéia.

A coisa importante sobre esta roda de cor ... e que eu poderia não encontrar na minha pesquisa, é esta; os tons perder saturação, uma vez que se move em direcção ao centro, mas os seus valores permanecem os mesmos . Isto é importante porque, quando falamos sobre manipulação de cor, é preciso ser capaz de isolar o aspecto específico da cor estamos mexendo com; matiz, valor e saturação. Se por exemplo, o vermelho da maçã é muito saturado, é preciso ser capaz de mudar a sua saturação , sem alterar o seu valor. 

A maioria das rodas de cores mostram as cores se movendo em direção branco ou preto ou cinza médio como ele se move em direção ao centro. O que não nos ajudar a entender a saturação, porque com essas rodas, valor e saturação não são tratados como coisas separadas. A parte grayest da fatia amarela do bolo não deve ser o mesmo valor que a parte grayest da fatia vermelha do bolo, ver. 



OK, então com a cor única temático abordagem que eu falei no último post, estamos trabalhando essencialmente com uma estreita fatia do bolo. Pode ser algumas fatias no máximo. A idéia é limitar a gama de cores disponíveis para que tudo dentro desse intervalo está intimamente relacionado com um outro, garantindo assim a harmonia. 

Podemos aplicar esta idéia limitada gama de uma maneira diferente. Em vez de usar uma fatia estreita do bolo, que pode limitar o intervalo usando as cores no meio da roda de cores. Os tons puros são independentes um do outro, a menos que eles são análogas, mas à medida que avançamos em direção ao centro, eles têm mais em comum, de modo que as cores tornam-se mais harmonioso. 




Concedido, nós desistimos o brilho de tons puros, mas esta é uma estratégia para manter as cores de ir fora de controle enquanto continua a ter um espectro completo à nossa disposição. Se o problema for cores que faltam harmonia mais saturado, então dessaturando para ganhar harmonia parece ser uma solução lógica, não é mesmo?



Se formos mais longe em, as cores tornam-se mais cinzenta, mas olha! todo o espectro ainda está representado. (Ao contrário da estreita fatia de torta de abordagem)

Devo explicar que esta roda de cor não aborda mudanças valor dentro de um matiz. Para realmente expressar toda a gama de cor, (valor de tonalidade, e saturação), precisamos de um modelo tridimensional a la árvore cor Munsell . Estou não sugerindo que pintar com apenas os valores que vemos em minha cartela de cores; Estou apenas mostrando alterações de saturação sem trazer alterações de valor. Espero que isso faz sentido.


Na prática, eu uso essa abordagem mais frequentemente quando a pintura ao ar livre, respondendo a luz natural e as cores que eu vejo na minha frente. Eu particularmente não tentar ser literal com as minhas cores, mas eu tendem a trabalhar com um espectro completo (embora limitado em saturação). 




Coastal Farm, óleo sobre linho

Tenho notado que na maioria das vezes, quando um pintor está respondendo às cores que vêem - em oposição aos valores e formas - na hora de escolher o que pintar, ele tende a identificar a tonalidade em primeiro lugar, ir para sua forma mais pura de do tubo, em seguida, cinza-lo para baixo, adicionando complementos ou outras cores suaves (como preto ou marrom). Se você começar a sua mistura do puro e avançar em direção silenciado, você está sempre comparando sua mistura contra a sua versão mais saturadas, que engana a seu olho em ver sua mistura como mais suaves do que realmente é. Quando você se torna experiente na mistura de cores, não há nenhum problema, mas muitas vezes no início, o aluno se esforça para controlar a harmonia, porque ele não está recebendo as cores silenciado o suficiente (mais perto do centro da torta) para que eles sejam harmonioso. Isolado cores são apenas isso; cores isoladas.Cores precisa de algo em comum para que eles sejam "relacionado", e se você ficar muito longe da borda do bolo (a área mais saturada), não é fácil de se relacionar as cores para o outro.






Autumn Around the Corner, 11 x 14 polegadas, óleo sobre linho


E se você se aproximou da cor alvo de outra direção? Em vez de identificar a tonalidade e grisalhos-lo para baixo para chegar ao seu destino de cor, por que não começar a cinza neutro, e adicionar-lhe o tom até que você tenha a saturação desejado?





Isso realmente funciona muito bem. Na verdade, eu costumava pintar dessa forma o tempo todo, quando eu senti minhas cores estavam fora de controle. Dessa forma, posso saturar a mistura um pouco de cada vez, e sempre vai olhar mais saturada do que realmente é, porque eu estou comparando-a com cinza neutro. Porque você está começando cada mistura de cinza, a harmonia é praticamente garantido . (Cada cor tem as mesmas tonalidades de cinzento as cores usadas para misturar que cinza-in-los) Há um par de problemas que surgem. Uma delas é que a pintura, por vezes, olhar muitocinza e blá. A solução é simplesmente permitir que mais de saturação em áreas estratégicas. Estes podem ser acentos, ou simplesmente empurrar a saturação em uma ou duas das cores, não todas elas.







Wanderlust , 11 x 14 polegadas, óleo sobre linho


Outro problema é o controle de valor. Se você simplesmente começar em um cinza neutro em meados de valor (ou algum outro ponto arbitrário na escala de valor) e começar a adicionar um tubo verde brilhante para tentar chegar a uma cor de destino que é um silenciado verdes, as chances são o valor vai estar errado. Quando eu estava tentando descobrir este material cor, eu vim com uma solução que funcionou muito bem. 


Desde que eu tentei sempre para compor uma imagem em três ou quatro grandes grupos de valor, porque não têm três ou quatro tons de cinza a partir do qual a misturar cores?Dessa forma eu posso obter o valor no parque de bola muito rapidamente, e depois de já ter identificado a direção matiz, eu só tinha que se preocupar com a saturação. A partir daí, a sintonia fina que o valor não foi tão difícil. 


Enquanto eu estava com ele, pensei, hey, desde que eu estou tentando pintar uma rica pintura espectro completo de cor através da mistura de todas as cores a partir de cinzas, por que não misturar as cinzas iniciais de cores puras (em vez de misturá-los de preto e branco) ? E assim eu misturei todas as minhas cinzas arranque de cad amarelo, cad vermelho, azul ultramarino e branco. Eu apenas variou a quantidade de branco eu misturei nas poças para alcançar meus três ou quatro grays de partida. 


[Eventualmente, eu só precisava de duas poças de cinza, para começar;um para as áreas iluminadas, e um para as áreas de sombra. As variações de valor dentro das duas categorias foram misturados como eu fui junto, e eu achei que eu não precisava de três ou quatro poças cinzentas por mais tempo, uma vez que separam valores de luz e sombra eram mais importantes que separa valores dentro das categorias. (Nota: isso não funciona bem em situações de luz difusa)]

As primárias que você usa para obter estas cinzas têm um impacto sobre as cores que se misturam com eles. o básico cads + ultramarino é uma boa, mas não é a única combinação. Na verdade, você pode usar todos os tipos de diferentes combinações de cores puras, desde que você acabar com cinzas neutros. Encorajo-vos a descobrir o que funciona para você - todo mundo tem um viés de cor, e de preferência, por isso uma receita estrito não é recomendado. Basta experimentar diferentes amarelos, vermelhos e azuis. Você ainda pode usar os secundários para misturar suas cinzas arranque. Como cerca de Viridian, Cad Orange, e Cobalt Violet?






Garnet Lake Manhã , 12 x 9 polegadas, óleo sobre linho


Esta pintura acima, e todos os que lhe foi submetido a este post são pintados neste sistema. Você pode identificar facilmente uma ou duas cores relativamente intensas em cada um dos pintura, (embora eles ainda estão tons não puros) e se você escondê-los com alguma coisa, o resto da imagem é muito silenciado. Outra maneira de olhar para isto é, você só precisa de uma ou duas cores brilhantes para fazer uma pintura não parecer monótono. 

Há um par de outros fatores que contribuem para uma sensação de colorfulness nestas imagens. um é uma estrutura de grande valor; valor contrasta aumento impacto, o que dá a impressão de que as cores são fortes. (Seja lá o que isso signifique) A outra coisa é bordas nítidas. Isso é importante quando se pinta com cores sutis. Se você amolecer ou perder uma aresta entre duas áreas com cores sutis, você diminui as identidades das cores de forma significativa. Você pode facilmente perder-los completamente. Isso não quer dizer que você não pode ter bordas suaves, mas você tem que estar ciente de que uma borda suave faz com notas de cor adjacentes, e usar suas arestas duras e macias estrategicamente. Se você sempre colocou a pintura de tal forma que você não está Trenós cada curso, você vai evitar esse problema de perder cores sutis sobre tela.





À tarde na Quinta,   9 x 12 polegadas, óleo sobre linho

Este último utiliza gama um pouco mais largo do que os outros, mas ainda feito da mesma maneira. o verde é a única coisa que está saturado. Os outros tons claramente identificáveis ​​não são tão intensa, embora possam não parecer muito cinza. 

No final muito leve da faixa de valor, como no céu, você pode obter cores muito limpo sem sair de harmonia, porque tudo é tão perto de branco. Se você pensar em branco como essencialmente um cinza neutro muito leve, então você pode ver que, mesmo se você tentar pintar com cores intensas, você não é tão longe do centro da roda de cores.A cor branca, neste caso, é o denominador comum. 

Encorajo-vos a experimentar este sistema centro-of-the pie. Mesmo se você não é um pintor cinza, vai pode dar-lhe mais uma ferramenta para controlar a saturação em suas cores.